quarta-feira, 27 de maio de 2009

Guião para o teatro "Menina do Mar"

Competências: Produzir um texto a partir de uma história explorada no âmbito do PNL (Plano Nacilnal de Leitura).
Actividade: Produzir um guião colectivamente introduzindo canções.

Menina do Mar

Cena I
(O palco está decorado com elementos marinhos. O cenário retrata a casa branca e os rochedos.)
Eu vou contar!
Eu vou contar!
Eu vou contar!
A história de uma menina
Que já todos vós conheceis,
É a "Menina do Mar"
Onde todos os peixes são reis!
Encontrou ela certa vez
Um menino bem cortês
Era da Terra, era humano
Mas o mar era seu "mano".

Menino: - Que lindo dia de Sol! E que lindo mar! Eu só queria ser um peixe para nadar para longe e ir bem lá ao fundo… sem me afogar! (brinca e salta na areia)
Menino: - Mas o que é isto? (ouvem-se gargalhadas da menina, do polvo, do caranguejo e do peixe)
Menino: - UAU! Que estranho! Que lindo! Tenho de falar com ela! (jogo do cabo de mar entre o menino e os animais na disputa da menina. Os animais caem e ficam no chão enquanto a menina e o rapazito conversam)
Menina: - Larga-me, Larga-me!
Menino: - Não tenhas medo não te faço mal!
Menina: - Fazes sim! Vais-me fritar!
Menino: - Juro que não vos faço mal! Só quero ser vosso amigo! Fala-me de ti!
Menina: - Uma gaivota trouxe-me no bico e deixou-me em cima de uma rocha. O Polvo, o caranguejo a partir daí tomam conta de mim. São meus amigos! Agora, se és meu amigo deixa-me voltar!
Menino: - Amanhã voltas?
Menina: - Sim!
Menino: - Prometes?
Menina: - Sim!

Logo no dia seguinte
Chegou ele bem cedinho
E cortou para a menina
Uma rosa no caminho.
- Ai que linda.
- Ai! Um espinho!
Trocaram belas palavras
De amor e amizade.
Entre o Mar e a Terra
Viram as diferenças e as igualdades!
A seguir trouxe o fogo,
Que era um Sol pequenino,
mas se se deixa crescer,
Causa dor… é mau! (sopram)
Quase estava convencida
a abandonar o mar
quando o vinho ele lhe trouxe
e lho deu a provar!

Menina: - Que alegre! Que maravilha! Quero conhecer a terra!
O polvo, caranguejo e peixe em coro; - E a grande Raia?
Peixe: - Não vai gostar nada de saber que vais sair do mar!
Caranguejo: Quem vai dançar para ela?
Polvo: - E quem segura a sua fúria?
Grande Raia (Só se ouve uma voz): - Se tentar fugir, o meu exército de polvos atacará! Nunca mais se vão ver outra vez, vou mandar a menina para uma ilha distante e deserta onde nunca ninguém a encontrará!
(Afastam-se, corre o menino para um lado do palco e a menina e os seus amigos para o outro lado do palco)

Cena II
(cenário do fundo do mar)
Rei dos Mares: Chamem a Menina do Mar para dançar para mim! (A menina senta-se no chão a chorar)
Rei dos mares: - Que se passa?
Menina: A Grande Raia … (e chora)
Peixe: Afastou-a do menino da Terra!
Caranguejo: Nunca mais o pode ver!
Polvo: Ele é humano e no mar afoga-se mas sem ele, ela fica muito triste, e não consegue dançar!
Rei dos Mares: Tragam o Menino da Terra para o mar. Levem-lhe esta poção de anémonas para que possa respirar debaixo de água como um de nós!
(Passa a gaivota para um lado do palco e chega o menino com um golfinho do outro lado do palco)

E assim acabou
Tão bela história de amor
Seja da Terra ou do Mar
O que importa é gostar!


Personagens da história:
Menina
Menino
Polvo
Peixe
Caranguejo
Rei dos Mares
Narrador
Grande Raia
Golfinho
Gaivota
Outras personagens – estrelas e búzios

2 comentários:

maria da luz disse...

O guião estava bem compreensivo e mostrou que não importa onde nem como o que importa e AMAR.

ana lúcia melo disse...

Olá!! Estou a trabalhar esta história. Então fui ao google e escrevi:"texto para teatro da Menina do Mar" e logo à primeira aparece este belo guião! Bem haja pela vossa partilha! Muitas Felicidades para o vosso trabalho.

Ana Lúcia Melo E.B.1 Maceira Agruptº Pde. Vítor Melícias
Torres vedras